sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Climate Wars - Gwynne Dyer


São tantos os cenários possíveis sobre as implicações políticas associadas ao aquecimento global mencionados no livro CLIMATE WARS que fica difícil escolher o que mais nos parece plausível.

O colapso da União Européia por volta de 2036 parece um deles. Hoje, as simulações nos indicam que a Europa mediterrânea estará ficando cada vez mais desértica e os países setentrionais provavelmente se beneficiarão do aumento de temperatura e chuvas aumentando sua produção agrícola, embora essa não seje suficiente para suprir todo o bloco. Conclusão, quebra da União com a construção de um grande muro, deixando literalmente milhões de pessoas morrendo de fome na Espanha, Portugal, sul da Itália ( que já estará fragmentada nessa época ) e Grécia.

O Brasil provavelmente estará também bastante fragilizado, com o Norte e Nordeste muito secos e a região Sul e Sudeste ainda recebendo quantidade suficiente de umidade para poder gerar alimento suficiente para o país todo pelo menos até cerca de 2060. Em toda a América Latina prevê-se a instauração ( ou continuidade... ) de regimes tipo "Chávez", que agirão pouco e falarão muito .

Os paises perto do Equador sofrerão mais. Um aumento da temperatura média global de 2C cortará a produção de alimentos na Índia, América Latina e África entre 20 - 30% .

Nada animador...Mais postagens em breve.







Agora imagine uma situação dessas com um monte de paises com armas nucleares . As negociações estarão muito tensas

Nenhum comentário:

Postar um comentário