sábado, 12 de março de 2011

Half Moon Bay - 2/Jan/2011

O nome  foi dado devido  a forma suave e naturalmente encurvada da baía.  Em 1959, a construção do quebra mar  alterou essa configuração e mexeu completamente com  a maneira que as ondas chegam na praia,

 Imagem Google Earth .  Quebra mar ao norte da baia.  Uma parte da área protegida virou uma marina.

A baia é limitada por dois promontórios, o Sail Rock ao norte e o Three Rocks ao sul. Entre eles , rochas sedimentares depositadas em ambiente marinho raso como arenitos fossilíferos que indicam nível do mar acima do atual .  Toda área costeira é parte de um terraço pleistocênico soerguido e erodido. 

Grande parte da baia é um parque estadual , onde é permitido acampar, fazer pic-nic e outras atividades recreativas.  Uma seção das dunas frontais é isolada em alguns períodos do ano  como área de reprodução do Western Snowy Plover. É difícil observar esse pássaro; tem um tamanho bastante reduzido, penas camufladas e faz ninhos em pequenos buracos na areia.














Dunas frontais e nebkhas aparecem por toda a extensão da praia. Em alguns casos com vegetação incipiente e outros já bem estabilizada.






A praia pode ser considerada como reflexiva com areia média e ocorrência de bermas.






Planície de deflação . Lençol freático visível. Fim da formação de possíveis campos de dunas.
                                      




Quebra Mar em Pilar Point



 Pode-se ver alguns cortes do terraço constituído de arenito conglomerático.









Foto do www.californiacoastline.org . Grupo fotografou toda a costa californiana em vários períodos e continua fotografando. Essa imagem é  uma das de  Half Moon Bay.  Putz, que terrraço !


N37 25.25   W122 26.36     Image 200506372     Wed Oct 5 15:41:14 2005

sábado, 5 de março de 2011

Penrose Google Earth Summit - 4 a 8/Jan 2011 - Mountain View, CA

Apresentação feita para os colegas eólicos da Geo em 4-Mar-2011


 

Campo em Marin Headlands - Jan - 6 / 2011

Durante o Penrose Conference tivemos um dia de campo no Marin Headlands. A parada inicial foi no Park Headquarters de onde seguimos de ônibus até a praia.  O objetivo do campo era a familiarização com o Gigapan. Todos tiveram a oportunidade de utilizá-lo e alguns fizeram a montagem do panorama posteriormente. A praia é das poucas no parque onde se permite passear com cachorros sem guia. Durante o mes de Março/2011 deve haver um plebiscito ou votação na câmara estadual da Califiornia se esses passeios livres em parques públicos vão continuar ou não . Ecologistas insistem que os cachorros interferem no ecosistema costeiro e que devem ser restritos em praias. Boa discussão. No período que permanecemos por lá vimos um pastor alemão muito alegre  brincando com os donos. Ele aparece numa das fotos. O dia foi de sol e muito vento off-shore ( ver  vídeo ) e aproveitamos para fazer pic-nic na praia.